sexta-feira, 13 de março de 2009

Formate seu pendrive em NTFS no Windows XP


O Windows XP só oferece formatação em FAT e FAT32 para as memórias USB, mas é possível driblar isso.

As diferenças entre as formatações FAT32 e NTFS são evidentes: enquanto as vantagens da primeira restringem-se, basicamente, a uma maior compatibilidade com sistemas operacionais distintos, a última permite arquivos maiores em seu sistema – além dos recursos de encriptação e de atribuição de permissões. Dessa forma o NTFS é notavelmente superior ao FAT32, principalmente no quesito desempenho (velocidade com que as informações são acessadas).
Usuários que têm o Windows XP como sistema operacional, entretanto, devem ter se deparado com uma característica frustrante: ao utilizar a ferramenta de formatação de disco em memórias do tipo USB (pendrives, iPods etc.), o formato NTFS não está disponível.Indisponível? Por quê?
Isso ocorre porque, por padrão, o Windows XP não utiliza gravação em cache nas memórias USB; a consequência desse fato é a impossibilidade de utilizar o sistema NTFS para formatá-las, tendo, como único proveito, conectar e desconectar a referida memória de seu computador sem precisar fazer uso do recurso “Remover hardware com segurança”.E AGORA, JOSÉ?
Há dois “jeitinhos” para driblar essa inconveniência: um é alterando as configurações da memória, através do seu menu de Propriedades; o outro é por meio de uma ferramenta (programa) desenvolvida especificamente para esse fim.

1. Otimizar para desempenho
Primeiramente, abra o menu “Propriedades” da sua memória USB. Na aba “Hardware”, selecione o dispositivo adequado e clique novamente em “Propriedades”. Vá até a guia “Diretivas” e escolha a opção “Otimizar para desempenho”; em seguida, clique em “Ok”.







Note que, a partir de agora, o sistema NTFS estará disponível no menu de formatação de disco do Windows XP.

2. Programas alternativos
Se você tem medo de modificar as configurações do seu PC e/ou procura por um método alternativo de realizar o processo, o HP USB Disk Storage Format Tool é a opção mais indicada. Trata-se de um software com interface bem semelhante à da ferramenta de formatação original do Windows, bastando selecionar “NTFS” em “File system” e dar início ao procedimento (clicando em “Start”); você pode, ainda, marcar as caixas de seleção “Quick Format” para executar uma formatação rápida e “Enable Compression” para habilitar o sistema de compressão de arquivos nativo do formato NTFS.











Observa-se em alguns casos de MP3, que o aparelho não consegue reproduzir musicas, portanto é bom mantê-lo com o formato original.

Créditos: Fabio Eduardo Paganin Reis do Amaral

segunda-feira, 9 de março de 2009

OS "BIPS" DO WINDOWS

Bips de Placa mãe !
A sua MotherBoard faz muito barulho? Ela pode estar a tentar dizer-lhe alguma coisa!!!
O seu PC não inicia e está constantemente a fazer ruídos – bip. Acredite ou não, esta é a forma de ele se comunicar e avisar que há problemas na máquina. O número de bips que se ouve e a duração dos mesmos determinam o tipo de problema que o seu PC está a ter. Não podemos oferecer um tradutor à altura, mas podemos fornecer-lhe um guia que explica a razão dos “bips” mais comuns.
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Uma confusão de sons. Os bips são gerados pela BIOS do seu PC e são difundidos através da coluna interna da máquina para que você os consiga ouvir, mesmo se não tiver uma placa de som.
Códigos bip da BIOS AMI
Bips: Nenhum. Problema: deverá sempre ouvir um bip no boot. Nenhum som quer dizer que existe um problema na coluna, na motherboard ou que uma fonte de alimentação está estragada. Solução: verifique as ligações da coluna e da fonte de alimentação. Faça as substituições necessárias. Se isto falhar, substitua a motherboard.
Bips: Um curto. Problema: refresh da RAM; interrupção no relógio ou problemas no controlador. Solução: substitua a motherboard.
Bips: Dois curtos ou três curtos. Problema: indica problemas de memória. Se tiver imagem, procure mensagens de erro. Solução: verifique se os chips de memória estão bem presos ou substitua a memória.
Bips: Quatro curtos. Problema: avaria do relógio do sistema. Solução: substitua a motherboard.
Bips: Cinco curtos. Problema: avaria da CPU. Solução: substitua o processador.
Bips: Seis curtos. Problema: erro do teclado. Solução: substitua o mesmo. Se continuar, o chip pode precisar de ser substituído. Se persistir, substitua a motherboard.
Bips: Sete curtos. Problema: erro do CPU. Solução: substitua o CPU e/ou a motherboard.
Bips: Oito curtos. Problema: avaria da placa gráfica. Solução: veja se a placa gráfica está bem presa e tente outra vez – se persistir, substitua a placa.
Bips: Nove curtos. Problema: erro de ROM checksum. A ROM da BIOS está danificada. Solução: substitua a ROM da BIOS. Talvez seja mais fácil substituir a motherboard.
Bips: Dez curtos. Problema: algo se passa com o CMOS. Solução: substitua a motherboard.
Bips: Onze curtos. Problema: avaria de memória cache L2. O seu PC desligou-a. Solução: substitua a memória cache L2 e, se necessário, a motherboard.
Bips: Um longo, três curtos. Problema: falha no teste de memória RAM, durante os primeiros 64K. Solução: substitua a RAM e, se necessário, a motherboard.
Bips: Um longo, oito curtos. Problema: erro no monitor. Avaria da placa gráfica. Solução: substitua-a. Se isto falhar, substitua a motherboard ou tente usar um adaptador numa slot PCI.
Para informação sobre a BIOS da Phoenix e da Award visite o site www.phoenix.com
Esta comunicação auditiva surge sempre para o caso de não haver qualquer informação no ecrã. Por exemplo, se a sua placa gráfica estiver estragada, o seu PC não pode apresentar uma mensagem de erro no ecrã, ou seja, a única forma que este tem de comunicar-se é através dos bips da BIOS. Para o caso de pensar que, quando não aparece qualquer mensagem de erro no ecrã, o erro está sempre na placa gráfica, tenha em conta a existência de outros problemas que podem impedir a sua tela de se iniciar. Um cabo desligado é o exemplo mais óbvio, mas pode também tratar-se de uma avaria na motherboard ou da avaria de um dispositivo que seja crucial para o power on self test (POST).O significado dos bips depende da sua BIOS e muitas vezes da sua motherboard. As BIOS usadas habitualmente são da Award, da Phoenix e da AMI (American Megatrends).
A BIOS da Award é uma das mais utilizadas hoje em dia. A Award foi recentemente adquirida pela Phoenix, por isso pode obter informações sobre ambas em www.phoenix.com. Para informações sobre a BIOS American Megatrends, vá para www.ami.com. Antes de ir seja onde for, porém, examine o manual da sua motherboard. Este inclui detalhes sobre a BIOS específicos da sua motherboard e como tal é a fonte mais exata e precisa que poderá consultar. As BIOS da Phoenix em particular variam de dispositivo para dispositivo, mas todas as três têm diferenças sutis de PC para PC.
Códigos bip da Phoenix
Bips: 1,1,3. Problema: falha no CMOS. Solução: substitua a motherboard.
Bips: 1,1,4. Problema: falha da BIOS. Solução: substitua-a. Pode ser mais fácil substituir a motherboard.
Bips: 1,2,1. Problema: relógio. Solução: substitua a motherboard.
Bips: 1, 2,2 ou 1,2,3 ou 1,3,1 ou 1,3,4 ou 1,4,1 ou 4,2,1 ou 4,3,1 ou 4,3,2 ou 4,3,3. Problema: erro da motherboard. Solução: substitua a motherboard.
Bips: 1,3,3. Problema: memória. Solução: volte a colocar ou substitua a RAM.
Bips: 1,4,2. Problema: falha da memória. Solução: Teste e substitua a RAM.
Bips: 2, qualquer som. Problema: quaisquer bips depois de dois indicam problemas de memória. Solução: corra um utilitário de verificação de memória (se puder) e depois substitua a sua RAM, se necessário.
Bips: 3,1, qualquer som. Problema: a sua motherboard tem um chip defeituoso. Solução: substitua a motherboard.
Bips: 3,2,4. Problema: erro do controlador do teclado. Solução: substitua o teclado, o chip controlador ou a motherboard.
Bips: 3,3,4. Problema: não há placa gráfica. Solução: volte a colocar ou substitua a placa gráfica.
Bips: 4,2,2 ou 4,2,3. Problema: falha do teclado. Solução: substitua o teclado. Se persistir, o problema é a motherboard. Substitua-a.
Bips: 4,2,4. Problema: placa de expansão. Solução: Remova todas as placas de expansão e depois coloque-as uma a uma até encontrar a defeituosa. Depois substitua-a.
Bips: 4,3,4. Problema: erro de relógio. Solução: reponha o relógio da motherboard usando o programa de setup. Substitua a bateria do CMOS, se for necessário. Se isso falhar, substitua a fonte de alimentação.
Bips: 4,4,1 ou 4,4,2. Problema: erro da porta série. Solução: use o manual da motherboard para desligar as portas série e acrescente uma placa I/O para as substituir.
Bips: 4,4,3. Problema: co-processador matemático avariado. Solução: use um programa de diagnósticos de baixo nível para confirmar a origem do problema. Depois desligue-o, pode – se provavelmente passar sem ele.
Problemas com a motherboard?
Esses bips estranhos são a sua motherboard a tentar comunicar consigo. As tabelas mostram códigos de bip comuns das três BIOS. Umas falam mais do que outras. A Award é a que fala mais suavemente, emitindo bips apenas quando a tela estiver afectada. As outras duas requerem que conte os bips e os distinga entre longos e curtos. Provavelmente precisará de reiniciar umas poucas vezes a sua máquina para confirmar os códigos mais compridos.
Se o código indica que uma peça de hardware está avariada, tente removê-la e voltar a colocá-la. A dilatação e a contração podem alargar os componentes e soltá-los. Se isto não funcionar, precisa de substituir o hardware em causa. Muitos códigos indicam problemas de motherboard. Tente voltar a colocar os vários componentes antes de a declarar morta.
Award BIOS
Bips: Um longo. Problema: algo se passa com a memória. Solução: remova a RAM e volte a colocá-la.
Bips: Um longo, dois curtos ou um longo e três curtos. Problema: placa gráfica ou a memória desta última. Solução: substitua a placa gráfica ou a sua memória.
Bips: Contínuo. Problema: isto é causado normalmente por um problema de memória, mas também pode indicar problemas de vídeo. Solução: volte a colocar ou substitua a memória e/ou a placa gráfica.
A única coisa ruim nesta ferramenta de diagnóstico, ou seja, o "BIP" é que normalmente quando ele ocorre com freqüência ou com intensidade há a necessidade da troca da placa-mãe, porque quase sempre o defeito é oriundo dela.

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